CERATOCONE

O que é?

Ceratocone é uma doença caracterizada por alteração no formato e na espessura da córnea, levando à percepção de imagens distorcidas. O ceratocone é quase sempre de caráter progressivo com aumento do astigmatismo e miopia, mas pode estacionar em determinados casos.

Sintomas

O ceratocone pode passar despercebido quando a córnea começa a se curvar. Na sua fase inicial, apresenta-se com um astigmatismo irregular, o que pode levar o paciente a trocar de óculos com frequência. Já nos estágios moderados ou severos, o paciente pode queixar-se de:

• pouca tolerância a lente de contato,

• visão borrada ou distorcida;

• embaçamento visual;

• visão com halos de luz;

• coceira ocular;

• alta sensibilidade à luz.

Causas

Ainda não se sabem as causas do ceratocone. Alguns estudos mostram que a doença está associada a mudanças mecânicas e bioquímicas do tecido corneano. Há indícios também que pessoas com alergia ou com hábito de coçar os olhos podem desenvolver o ceratocone.

Diagnóstico

O diagnóstico definitivo é realizado através do exame oftalmológico e com exames complementares como a paquimetria ultrassônica, topografia e tomografia corneana.

Tratamento

O tratamento do ceratocone visa proporcionar uma melhor visão para o paciente. As alternativas geralmente consistem de óculos, lentes de contato e cirurgias.

• Óculos: normalmente a primeira opção de tratamento em casos iniciais da doença.

• Lentes de contato: quando os óculos não conseguem fornecer uma boa acuidade visual as lentes de contato são utilizadas. Geralmente lentes de contato gás permeáveis possibilitam uma melhora importante da visão.

• Crosslinking do colágeno: procedimento que tem por finalidade fortalecer a estrutura da córnea e impedir a progressão do ceratocone. Consiste na aplicação de riboflavina (vitamina B2) e UV-A com consequente aumento da ligações covalentes entre as fibras de colágeno da córnea. O resultado é a estabilização da doença.

• Implante de anel intraestromal: é uma boa alternativa cirúrgica para se evitar o transplante. Indicada em pacientes intolerantes à lente de contato e/ou com irregularidades acentuadas na superfície corneana. Os segmentos de anel remodelam a curvatura da córnea, regredindo o ceratocone e retornando a córnea a um formato mais natural. A cirurgia com o auxílio do laser de Femtosegundo torna a técnica mais segura e precisa.

• Transplante de córnea: nos casos mais avançados e na impossibilidade dos tratamentos mencionados acima o transplante de córnea lamelar (apenas uma porção da córnea) ou penetrante (toda a espessura da córnea) são indicados.